O Brasil está entre os principais países que produzem minério de ferro. No processo de extração e transporte do minério estão as correias transportadoras, que levam o material de um local a outro em grandes distâncias e também auxiliam no embarque para a exportação.
Os números positivos de 2014 mostram que o pleito pela commodity continua alta, o que gera, consequentemente, o aumento na demanda de trabalho das correias transportadoras.
Os dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior mostram que 37,39 milhões de toneladas de minério de ferro foram exportados apenas em dezembro de 2014. No mesmo mês de 2013 a exportação ficou em 31, 81 milhões. No total do ano de 2014 os números foram recordes atingindo 344,88 milhões de toneladas, alta de 4,5% em relação ao ano anterior.
A principal mineradora do país, a Vale, fez grandes investimentos em 2014, o que contribuiu para essa melhoria no número de exportação do minério. A empresa sempre investe em infraestrutura, incluindo as correias transportadoras que estão diretamente ligadas ao sucesso do trabalho.
A Vale trabalha também com a reciclagem das correias transportadoras, o que demonstra também a preocupação ambiental da empresa. A tendência é que a exportação do minério continue em alta contribuindo para mais investimentos no setor.